top of page

A Serie

  O cineasta Manaoos Aristides, se propôs a contar essa história,
porém sabia que não seria fácil transportar este Épico Paranaense para as telas em formato de teledramaturgia. Apesar de sua experiência como Diretor na TV Globo (SP), TV Bandeirantes (SP), sabia das dificuldades de se produzir fora do eixo Rio – São Paulo, uma série de envergadura, com um enredo temporal que ia do Século XVI até meados dos anos 60. 

  No entanto, bastou começar a pesquisa e as andanças por todo o
Paraná, que Manaoos Aristides com sua visão cinematográfica com
experiência em dramatúrgica, encontrou o manancial de histórias e
personagens já prontos. As cidades e seu povo, os fatos históricos e documentos, já estavam ali  latentes, vibrantes, como se esperassem por alguém que lhes viesse descortinar. São tantas histórias, tantas vidas, tantos personagens revividos, que 16 capítulos de 1 hora quase foram poucos para traduzir tamanha grandeza. Mais do que um entretenimento, “A SAGA” torna-se um dos mais importantes documentos históricos do Paraná, onde seu povo pode enxergar sua história e suas tradições com admiração e orgulho.
  Mas não são somente atores famosos que fizeram parte da produção. O povo paranaense se identifica, literalmente, nas telas. Mais de 5 mil participantes entre: atores, figurantes e profissionais de produção,trabalharam em “A SAGA”, fazendo desta a maior produção de teledramaturgia já realizada fora do eixo Rio/São Paulo. 
  O projeto visionário começou a ser desenvolvido em 1999 em Cascavel sendo que deste período até a finalização, a equipe ficou sem filmar durante alguns  anos. Porto Mendes, Catanduvas, Ponta Grossa, Tibagi, Castro, Pirai do Sul, Porto União/SC, União da Vitória, Imbituva e as belezas dos campos gerais, Pinhão, Faxinal do Céu, Guarapuava,Campo Largo, Morretes e Antonina com a Mata Atlântica e o centro histórico, e as praia de Shangri-lá e Pontal do Paraná e na ultima etapa Mandirituba.  

  A Série “A SAGA – Da Terra Vermelha Brotou o Sangue”, foi
exibida em 2014 e 2015 e 2017 em circuito nacional pela TV BRASIL e em mais de 200 emissoras de todo país, atingindo mais de 110 milhões de visualização e agora será feito junto a instituição de ensino(Faculdades) o evento DIFUSAO DE A SAGA, que será uma turnê por todo Estado “MASTER CLASS” com exibição de um compacto e com
palestras interpretativa histórica com atores e historiadores para a classe acadêmica e para a comunidade das locações das filmagens e com entrega de Certificados de Horas Curricular. 

 
A Saga  foi apresentada no  http://www.riocontentmarket.com  em
fevereiro de 2016
http://www.licenciamento.ebc.com.br/licenciamento/diversos/a-saga 
no Rio de Janeiro – Nos quatro anos anteriores foram realizados 277 painéis, keynotes e apresentações, com a presença de mais de 585 palestrantes, com destaque para os criadores premiados Dan B. Weiss, de “Game of Thrones”; Gideon Raff, de “Hatufim” e “Homeland”; Mark Gatiss, de “Sherlock” e “Doctor Who” e David Chase, de “Família Soprano”. “A Saga” representou o Brasil. 

Com a palavra o diretor. “Claro que o intuito maior é fazer com que “A SAGA” seja um entretenimento dos mais agradáveis e interessantes
enquanto minissérie televisiva. Mas é evidente que não podemos
desprezar o grande valor Histórico e Educacional, como um
documentário da formação do Estado do Paraná”, define o Diretor.

  Sem dúvida, “A SAGA – Da Terra Vermelha Brotou o Sangue”, é
uma Obra da Teledramaturgia que não encontra similar pela sua
singularidade:  Feita com o povo, pelo povo e para o povo.


(Manaoos Aristides)

bottom of page